Atualmente, o CRECI-MA conta com 16 delegados regionais em municípios do Maranhão que são O “ELO” que faz a ligação entre o Conselho e os Corretores de Imóveis nas cidades onde atuam e para as quais foram nomeados para a função institucional, por meio de portarias devidamente assinadas pelo presidente interventor da entidade, Assis Cordeiro.
“A pessoa do delegado, onde não há sede de delegacias, é muito importante! Justamente para fazer essa ligação entre o CRECI-MA e a categoria local. Além disso, o delegado por ter o real conhecimento das demandas da cidade passa as informações corretas sobre as necessidades de atuação do Conselho naquele município”, destaca Assis Cordeiro.
Ressaltando ainda a figura do delegado, o presidente interventor do CRECI-MA exemplifica que na implantação de um loteamento em uma cidade do interior do Maranhão, por exemplo, é o delegado que deverá levantar informações sobre o registrado do empreendimento, se os responsáveis estão contratando corretores de imóveis e se esses profissionais estão realmente credenciados junto ao Conselho para atuar naquele empreendimento.
“A partir das informações que o delegado obtém é que ele passa a informar ao CRECI-MA se há ou não a necessidade de viabilizar a fiscalização para eventualmente atuar esse empreendimento e penalizar possíveis falsos corretores, infratores da profissão. Por meio disso, o fiscal fará o seu trabalho e vai comunicar aos responsáveis pela empresa dona do empreendimento sobre o fato que está ocorrendo e a empresa vai responder pelo ato”, afirma Assis Cordeiro.
Por outro lado, o presidente interventor também destaca que outra função do delegado regional é levar a mensagem do Conselho para os corretores locais, divulgando as ações e diretrizes do CRECI-MA na parte de educação continuada, de cursos, palestras, seminários, lives. Ele também faz comunicações locais diante de delegados de polícia e juízes de fóruns respondendo às ações pertinentes e que ele saiba para ajudar o Conselho a estar presente naquele município onde ele atua.